Ocultar publicidade | Mostrar publicidade

Receba novidades de Lindóia

Shopping

Publicidade


Publicidade
Santuário N. S. Medalha Mílagrosa

Paróquia de Nossa Senhora das Brotas

Diocese de Amparo - Arquidiocese de Campinas

Igreja de N. S. das BrotasNossa História
Segundo a história, a povoação desta região aconteceu no final do século XVII, por famílias vindas da região de Atibaia. Essas famílias eram descendentes de portugueses e espanhóis. Instalaram-se, de principio, em Serra Negra e, posteriormente, às margens do Rio do Peixe, pela sua abundância em pescado.
Logo, ao início das primeiras edificações, os fundadores de Lindóia, naquele tempo denominada Rio do Peixe, construíram a capela em homenagem a Nossa Senhora, no local mais alto do povoado. A Exemplo de Portugal, por associação de semelhança, denominou-se Nossa Senhora das Brotas do Rio do Peixe, devido ao grande número de brotas d´agua existente na região. No final do século XIX os moradores de Lindóia construíram a atual Igreja Matriz. A área do terreno foi doada por Joaquim Franco de Godoy e, em 10 de março de 1898, a Igreja foi reconhecida como Paróquia de Nossa Senhora das Brotas.
Em 1948, por ocasião do cinqüentenário da Paróquia, foi erguido na praça da Matriz um monumento com a imagem da Padroeira, com a inscrição Posuerunt me custodem, que quer dizer Constituíram-me Padroeira.
Na década de 80 a igreja Matriz passou por reformas que a deixaram com a atual configuração interior. Em 1998 comemorou-se com grande solenidade o centenário da Paróquia. No início da década de 90 vieram para trabalhar na Paróquia as Irmãs de Nossa Senhora das Dores, exercendo seu fecundo apostolado até o início do ano de 2005.
O povo de Lindóia enfrentou um período bastante longo e sofrido, pois permaneceu por praticamente vinte anos sem um sacerdote residente, sendo administrada então pelos párocos de Águas de Lindóia. Somente em dezembro de 2004 a Paróquia volta a ter um Padre residente em nossa cidade.

N. S. das BrotasNossa Devoção
Síntese de um escrito de Frei Agostinho de Santa Maria, em seu hagiológico: “pelos meados de 1400, havia no sítio da Vila das Águias, em Além Tejo, Portugal, um humilde pastor vaqueiro que tirava o sustento de sua família com o leite de uma vaca. Um acidente num despenhadeiro a levou à morte. Fora encontrada ao sopé da montanha onde caíra. Aflito, fez súplicas à grande Mãe de Deus, que o atendeu. Em sonhos lhe aparece a Senhora, consolando-o e dizendo-lhe: Não temas. Vá chamar toda a gente e quando todos aqui estiverem, verão que tua vaca está pastando no sítio da Vila das Águias”.
Dito e feito tudo quanto ela disse. Na visão a Mãe de Deus lhe apareceu como uma donzela muito mimosa e com a aparência de sua Assunção, em cima de um pinheiro, no dia 08 de setembro de 1471.
Daí, em Portugal, propalou-se muitíssimo a devoção a Nossa Senhora das Brotas, conforme título ela mesma escolhido, visto haver muita flores naquela região.

Festa da Padroeira

Com grande solenidade celebra-se a Novena em preparação da festa com visitas de nossas comunidades locais e também de outras cidades como Águas de Lindóia e Serra Negra. No dia 08 de Setembro, feriado municipal, celebra-se a Festa em Louvor à Nossa Senhora das Brotas. Em procissão, a imagem sai da igreja Matriz e percorre as principais ruas da cidade, retornando a igreja para as homenagens e coroação. Neste dia festivo, centenas de fiéis comparecem e lotam a Igreja. Após a missa, podem-se aproveitar de uma grande quermesse com barracas e música.

Horário de Missas

Segundas, Quintas e Sextas às 7:00h
Quartas às 19:30h
Sábados às 19:00h

Fale Conosco

Pça Humberto Amaral, S/N - Centro
Casa Paroquial: (19) 3898-3188 
Secretaria: (19) 3898-1209
Atendimento de segunda à sexta das 12:00h às 17:00h e aos sábados das 8:30h às 12:00h


Publicidade

Portais Minas Gerais - Jacutinga | Monte Sião
Portais São Paulo - Águas de Lindóia | Amparo | Araras | Jaguariúna | Lindóia | Pedreira | Serra Negra

 

© Copyright 2004 A MAIS WEB INTERNET - Líder em Portais Regionais
2005 - Lindoia.com.br - Todos os direitos reservados

amaissweb