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» Saúde: Criança saudável é criança gorda?
Publicado em: 17/03/2014

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Criança saudável é criança gorda?

Numa época em que criança rechonchuda era sinônimo de criança saudável, já que antibióticos eram de difícil acesso, crianças mais nutridas resistiam melhor aos processos infecciosos na infância.

Mas hoje em dia as chamadas crianças fast food fazem parte de uma geração nova geração onde o prático e rápido é melhor, nisso, os alimentos feitos em casa, ficaram em segundo plano.

A obesidade infantil vem crescendo assustadoramente e transformou-se num problema sério de saúde pública.Com essa preocupação chamo a atenção para esse mal infantil, que com um pouco de carinho, boa vontade e atenção é possível vencer.

Em uma conversa animada com as mães do grupo Campinas com Crianças recebi várias sugestões fáceis para incluirmos em nossa rotina, práticas mais saudáveis.

Segue as melhores sugestões:

1. Crianças são mais abertas a acordos, combine trocas, na lancheira coloque o pão doce, mas ele também deve comer as cenourinhas.

2. Envolva a criança no mundo dos alimentos, convide ela para escolher os produtos no mercado, cozinhar ou preparar a salada.

3. Faça apresentações diferentes dos alimentos. Monte bichinhos usando pedaços de frutas ou vegetais.

4. Quando fizer o suco de fruta, coloque um pouco dele em formas de gelo. Na hora do preparo do lanche coloque o gelo dentro da garrafinha com um pouco de água. Com o tempo o gelo derrete e o suco fica fresquinho.

5. Coloque alimentos novos no dia a dia dele, por exemplo, ao invés de fazer purê de batata normal, faça de batata doce, cenoura ou mandioca.

6. Faça porções pequenas e com muita variedade, caso a criança não coma, espere até a próxima refeição, não fique ofertando comida a todo o momento, caso não consiga, suco de frutas alimenta, é diurético e não atrapalha a próxima refeição.

7. Água não é atrativo para as crianças, então compre uma garrafinha com tema do personagem favorito e deixe sempre amostra com água fresca.

8. Seja criativo na cozinha, não precisa fazer arroz, feijão, bife e salada todo dia, inclua pratos únicos e lanches, procure colocar nessa refeição a maior quantidade de legumes e verduras que puder.

9. Transforme a refeição em algo divertido, compre jogos americanos, pratos e copos que seja do gosto do seu filho. Faça um lanche no meio da sala, ou uma refeição onde cada um monta o seu prato.

10. Dê o exemplo, não adianta nada obrigar seu filho a comer beterraba se você também detesta...


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