Ocultar publicidade | Mostrar publicidade

Receba novidades de Lindóia

Shopping

Publicidade


Publicidade

Curiosidades, fatos e mitos que marcaram a história

 

Primeiro Prefeito

A origem do nome

O próprio nome da região, depois tomado pelo município, foi dado pelos índios e seu significado, segundo o Dr. Joaquim da Silva Mello é o seguinte: "Lindóia é corruptela das Palavras tupy Rindoya e Rindheio. No alfabeto tupy não existia a letra" L "e o" R ", o mesmo no começo das palavras tem som brando. A substituição" L"deve ser de influência lusitana. Lindoya ou Rindoya significa "rio que não extravasa" De "Ri" (água, ribeirão, rio) "ND" (sem significado) é uma intercalação, por nasal o som "hi" e "y" por anteceder um verbo neutro ". Oia "(3ª pessoa do indicativo do verbo ya", caber não sair de sua capacidade, conter ". Literalmente: Rindoya", rio que não sai de sua capacidade ou que se contém ": Lindóia ou Rindheio significa" água insípida e quente ao paladar "DE" RI "(Água)" ND "(insípida)", HIO "(sensação de quentura na boca).
As duas interpretações são deveras interessantes e não se pode afirmar qual das duas é mais acertada. Permaneceu estacionária por muitos anos a região, até 1820, quando alguns imigrantes portugueses e espanhóis, oriundos de Atibaia - Bairro da Guardinha, se desentenderam com o Governador da Capitania de São Paulo, e fugiram, se fixando às margens do Cezar. Segundo a história contada pelos antigos, estas famílias eram: Franco, Godoy, Alves, Souza, Almeida e Domingues.

A Água

Lindóia é um dos 11 municípios paulistas considerados estâncias hidrominerais pelo Estado de São Paulo, por cumprirem determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual. Tal status garante a esses municípios uma verba maior por parte do Estado para a promoção do turismo regional. Também, o município adquire o direito de agregar junto a seu nome o título de Estância Hidromineral, termo pelo qual passa a ser designado tanto pelo expediente municipal oficial quanto pelas referências estaduais. Além disso, Lindoia é considerada "Capital Nacional da Água Mineral", pelo motivo de 40% de toda água mineral consumida no país vir de Lindoia, com a denominação nas embalagens de "Lindoya". Atualmente existe na cidade as empresas engarrafadoras Lindoya Bioleve, Lindoya Verão, Lindoya Vida, Lindoya Original, Lindoya Joia e Lindoya Genuína. Todas as empresas levam Lindoya em suas embalagem para a demostração da origem da água mineral.

Mais curiosidades!

* 40% da Água Mineral distribuída no Brasil sai da cidade de Lindóia;

* No século passado, nossa água foi levada para a NASA, considerada por eles uma água de alta qualidade;

* "Lindoya" quer dizer em tupi-guarani Rio que não transborda;

* Foi em 10 de Março de 1898 que construíram a Igreja em homenagem à Nossa Senhora das Brotas;

* Em 1912 (Lindóia ainda não era Município) era feito o cultivo de 2 milhões de pé de café em nossa cidade;

* Nesta mesma época havia 21 armazéns de secos e molhados e cada um deles vendiam um barril de 100 litros de vinho por domingo e a diversão era por conta de sanfoneiros em grandes bailes e como de costume para os homens, jogava-se muito futebol;

* De 1728 a 1938, o atual município de Lindóia pertencia a cidade de Serra Negra e de 1938 a 1964, subordinou-se a cidade de Águas de Lindóia. Somente em 1964 Lindóia foi emancipada como Município independente.


Publicidade

Portais Minas Gerais - Jacutinga | Monte Sião
Portais São Paulo - Águas de Lindóia | Amparo | Araras | Jaguariúna | Lindóia | Pedreira | Serra Negra

 

© Copyright 2004 A MAIS WEB INTERNET - Líder em Portais Regionais
2005 - Lindoia.com.br - Todos os direitos reservados

amaissweb